Policiais apagam pichações de facção que ameaça expulsar moradores no Ceará: 'Quem manda aqui é a polícia'
07/11/2025
(Foto: Reprodução) Policiais apagam pichações de facção que ameaça expulsar moradores no Ceará
Policiais civis e o delegado de Quixeramobim, no interior do Ceará, pintaram muros de residências para apagar pichações com ameaças de uma facção criminosa contra moradores da região. Vídeos com a ação foram publicados nesta quinta-feira (6) nas redes sociais.
As imagens foram no distrito de São Miguel. Conforme o delegado William Lopes, a região tinha amanhecido com casas pichadas contendo ameaças de membros do Comando Vermelho contra pessoas ligadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
“Vamos fazer uma intervenção grande aqui. Vamos passar uma semana aqui, que eu quero ver eles picharem novamente”, diz o delegado.
A expulsão de moradores de casas tem se tornado frequente no Ceará nos últimos anos. É uma forma violenta de as facções dominarem um território e monopolizar a venda de drogas e outros serviços naquela região.
Entre 2024 e 2025, foram 219 casos de expulsões de moradores no estado. A Secretaria da Segurança Pública afirma que já prendeu mais de 40 criminosos que realizaram esse tipo de crime.
Ameaças a moradores
Policiais apagam pichações com ameaças de facção criminosa no interior do Ceará
Reprodução
Nas imagens, é possível ver a mensagem “Quem for PCC vai morre (sic)”, pichada nos muros, com assinatura fazendo referência ao Comando Vermelho.
“Nós vamos identificar um por um. Vão ser presos mais cedo ou mais tarde. Aqui é a cidade mais tranquila do Ceará e vai continuar sendo. Facção não manda nessa p**** aqui não, quem manda aqui é a polícia”, afirma o delegado no vídeo.
Ainda segundo o delegado titular, dois homens foram presos após buscas na região. Com eles, foram apreendidas uma arma, drogas e munições.
Arma e munições são apreendidas em buscas após pichações de facção no Ceará
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o patrulhamento da região foi reforçado. O órgão confirmou que dois homens, de 34 e 36 anos, foram presos em flagrante na localidade de Sítio Riacho do Algodão.
Os suspeitos foram autuados por tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo e associação para o tráfico. O envolvimento deles em outros crimes é investigado pela Delegacia de Quixeramobim.
Muros de residências foram pichados com ameaças de facção criminosa em Quixeramobim, no Ceará
Reprodução
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: