Uso de IA no estudo: ferramenta exige cuidado para não 'apodrecer' o cérebro, alerta especialista
(Foto: Reprodução) Fique Por Dentro discute o uso de IA na Educação
Estudantes que utilizam assistentes virtuais, geradores de resumo e simulados personalizados por inteligência artificial (IA) já são uma realidade. Uma pesquisa citada por especialistas indica que sete em cada dez alunos do ensino médio usam a ferramenta. Mas até que ponto essa tecnologia pode melhorar o desempenho e quais os cuidados necessários para um uso ético e eficiente?
Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Em entrevista ao g1, o professor Ademar Celedônio, especialista em ensino e inovações educacionais, traçou um panorama da IA até o atual patamar das "IAs generativas", que têm um "poder de transformação social muito intenso".
O poder da IA
Uso inadequado de IA pode enfraquecer a capacidade de estudantes, alerta professor especialista no assunto. Esta imagem foi gerada por IA, com o promt (comando) "crie uma imagem hiperrealista de um estudante usando uma ferramenta de IA para estudar. A cena se passa em uma escola no Ceará"
Geração por IA
Celedônio compara o surgimento das IAs generativas, a partir de 2022, a tecnologias transformadoras como o petróleo e a eletricidade. O ChatGPT, por exemplo, atingiu 100 milhões de usuários em apenas dois meses e atualmente conta com 700 milhões de usuários semanais, segundo o professor.
Essas ferramentas, explica o especialista, são treinadas escaneando praticamente todo o conteúdo da internet e de livros. Por meio de comandos (prompts), elas combinam palavras e conceitos com uma velocidade incomparável à capacidade humana. No entanto, ele alerta para um risco inerente: a "alucinação" da IA, que na verdade é um "erro algoritmo" que pode levar a máquina a inventar informações.
Como usar IA nos estudos de forma eficaz
Para o estudante que quer usar a IA, por exemplo, para corrigir uma redação do Enem, Celedônio dá a chave: aprender a fazer boas perguntas.
"Se você chega lá e diz assim, 'corrija essa redação para mim', ele vai pegar todas as informações que tem lá e vai, de certa forma, fazer aquela correção. Mas se você disser, 'você conhece o modelo do Enem? Você tem redações do Enem? O que é corrigir uma boa redação do Enem?'... você vai afunilando o nÃvel de informação", explica.
Esse direcionamento resulta em uma correção mais precisa. O especialista ressalta que isso representa uma grande mudança na educação. "A gente, como professor, sempre ensinou para todos eles a responderem perguntas. Agora, o papel da educação, muitas vezes, é ensinar eles a saberem perguntar."
Riscos éticos e vÃcios
Celedônio alerta para os perigos dos vieses nos algoritmos, que podem refletir preconceitos de seus criadores e produzir respostas enviesadas sobre temas sociais complexos. A quebra de direitos autorais no treinamento dessas IAs é outra grande questão em aberto.
Outro risco sério é o vÃcio e a perda de capacidade cognitiva. O professor cita estudos, inclusive do MIT, que mostram que alunos que usam o ChatGPT como primeira fonte de estudo não conseguem absorver o conteúdo posteriormente.
"Isso já está acontecendo. Isso é uma coisa que a gente tem que alertar", diz. Ele compara o processo à automatização de tarefas, como trocar a marcha de um carro. "Naquela hora em que eu entrego a primeira escrita do meu texto para a máquina, eu, de certa forma, estou automatizando isso e eu começo a parar de pensar. Que é a história que é a grande palavra de apodrecer o cérebro."
Em 2024, o Dicionário Oxford elegeu "brain rot" (cérebro podre, em inglês), como a palavra do ano. O termo se refere à deterioração mental causada pelo excesso de conteúdos superficiais e pouco desafiadores, como os de redes sociais.
A lei que tira o celular da sala de aula, recentemente aprovada no Brasil, é um primeiro passo importante, na visão dele, para combater a dispersão e a queda no desempenho, observada em avaliações internacionais como o PISA.
Da prova oral ao prompt da imagem
Para identificar trabalhos feitos por IA, os professores estão se adaptando. Celedônio afirma que, em geral, é possÃvel perceber. "São textos muito bem construÃdos, com palavras mais rebuscadas, mas que de maneira geral... não tem um grande nÃvel de profundidade teórica." O uso excessivo de travessões e adjetivos incomuns no português do Brasil são pistas.
A reação dos educadores tem sido criativa: alguns estão resgatando as provas orais, onde o aluno precisa explicar o que supostamente pesquisou. Outros pedem que os alunos usem a IA para gerar uma imagem baseada em um livro e depois defendam oralmente a criação, explicando a relação com a obra.
Domine a tecnologia
Para o estudante que quer introduzir a IA nos estudos de forma responsável, Ademar Celedônio deixa um conselho: "A IA, de certa forma, vai ser o seu parâmetro geral para a sua vida... Mas não terceirize o seu conhecimento. Não coloque o seu primeiro pensamento dentro da IA. Pense antes, rascunhe e depois é que você passe a usar. Porque isso vai fazer com que você, cada vez mais, domine as tecnologias com consciência crÃtica e ética."
Assista aos vÃdeos mais vistos do Ceará:FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/11/10/uso-de-ia-no-estudo-ferramenta-exige-cuidado-para-nao-apodrecer-o-cerebro-alerta-especialista.ghtml